Cliente Espião

É uma metodologia de pesquisa de mercado utilizada pelas empresas para coletar informações acerca dos seus produtos ou serviços e dos concorrentes. O “espião” tem a tarefa de se passar por um cliente, no intuito de avaliar alguns aspectos da empresa, agindo de forma imparcial, objetiva e anônima.

Benefícios:

Observar a perspectiva do cliente em relação ao estabelecimento ou empresa;

Verificar o conhecimento do funcionário acerca dos produtos e serviços que a empresa oferece;

Checar se o padrão do atendimento está sendo cumprido;

Identificar oportunidades de melhoria nos processos;

Fidelizar o cliente através de um bom atendimento.

O que é:

Metodologia a qual busca informações de serviços e produtos de uma empresa concorrente através de “espionagem”, a fim de avaliar as funções desde o atendimento aos clientes até o conhecimento do funcionário sobre seu papel.

Indícios:

Estou perdendo clientes para os concorrentes por falta de um bom relacionamento com os mesmos, funcionários não têm o conhecimento, empresas são tradicionais, tanto que afetam a minha mudança, e muitas acabam sofrendo devido a ausência de um diferencial competitivo.

Solução:

Melhoramos a qualidade no atendimento ao cliente, mantendo sempre um padrão e identificando os possíveis melhoramentos da empresa.

Resultados esperados:

Clientes fidelizados com a qualidade no relacionamento com os mesmos.

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