#AtualizaAD 03: Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientação para gestores

Segundo o documento das aulas em slides expostas no curso oferecido pela FGV Online, o professor cita o desenvolvimento sustentável, como atender as necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras. Hoje em dia, as empresas com responsabilidade social, devem atentar-se para o desempenho ambiental, social ao lado financeiro, pois o cenário ideal, seria o crescimento da qualidade de vida e não dos recursos naturais, fato que nos dias atuais , mostra o contrário, ou seja, estamos produzindo mais com mais, isso gera impactos ambientais totalmente negativos. O correto é produzir mais com menos, usando dois fatores: Inovação Tecnológica e Mudança de modelo de negócios de consumo.

A sustentabilidade nos negócios, conforme o estudado passa por uma série de fatores que impulsionaram as empresas a aderi-la, tais como: acidentes ambientais empresariais e rigor legislativo (é de extrema responsabilidade da empresa pelos impactos e acidentes causados pela mesma); ONG`S e entidades da sociedade civil organizada – a relação com as ONG´s resultem em maior conhecimento de sustentabilidade, inovação, credibilidade, visibilidade e as operações produtivas passam a ser mais sustentáveis –; realização de diversos encontros e documentos. Não esquecendo da importância que as ações voluntárias são um diferencial, e seus produtos influenciam na reputação da empresa.

O slide 51, fala sobre “Como ser uma organização mais sustentável”, mostra a possibilidade de transformar a sustentabilidade em resultados para a sua organização, com o aumento de receitas (design para sustentabilidade, marketing/comunicação, novos mercados), bens intangíveis (marcas confiáveis) e diminuir riscos (controle de riscos e legislações) somadas às despesas (operação). O ponto de partida ideal seria direcionar, pois a sustentabilidade é um tema bastante abrangente, sempre começando com a alta direção (presidência e diretores) e treinamento para os funcionários.

Na operação, para que seja mais sustentável, a ecoeficiência e a produção, mais limpa entram em ação, que significa produzir mais e melhor tanto quanto aumentar a eficiência no uso das matérias primas, por meio da minimização ou reciclagem dos resíduos. Assim, os produtos e os serviços, vindo das operações, os tornariam mais sustentáveis mostrando iniciativas, tais como: design em novo produtos, desmaterialização da economia e logística reversa. Na comunicação, com o contato tanto com os stakeholders e funcionários, a empresa atenderá melhor, como os impactos inerentes ao seu negócio. Os consumidores e o público geral, são questões que tem estímulos para os consumidores mudarem seus hábitos de compra, inserindo novos critérios relacionados à sustentabilidade.

Na cadeia de suprimentos mais sustentáveis, o primeiro critério para a avaliação e seleção dos fornecedores são: qualidade, segurança e sustentabilidade e também como uma simples conversa com os fornecedores, ajuda a competitividade de produtos mais sustentáveis. Na diversidade cultural, a diversidade e a valorização das diversas opiniões e comportamentos fazem com que: a rotatividade de pessoas diminuem, a satisfação no trabalho aumente, os stakeholders da empresa tenham mais retorno com suas ações. Deixando a empresa com inclusão e proatividade, para mudar a discriminação que ainda persiste dentro do ambiente de trabalho.

 

Blog

#AtualizaAD 05: Como a tecnologia pode otimizar se...

Nos últimos anos a utilização da inteligência artificial tem se expandido para diversos tipos de aplicações. As empresas que souberem aproveitá-la de forma eficiente poderão se des...

#RECADODOMESTRE06: Os 06 elementos fundamentais do...

OS 6 ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DE UM ESTUDO DE MERCADO 1. Segmentação de mercado:  Guarde esse simples conceito: Posicionamento = Segmentação + Diferenciação. Antes de pensar no posicionam...

#RECADODOMESTRE 05: Como fazer um Benchmarking val...

No MEJ, fazemos essa prática com muita frequência a ponto de ficar automático “marcar um bench”, mas às vezes esquecemos de alguns detalhes que podem tornar esse momento único e ainda mais...

#RECADODOMESTRE 04:

1 – INTRODUÇÃO O orçamento público é considerado a segunda lei mais importante de um país, depois da Constituição Federal. Responsável por estabelecer todas as norma...

#AtualizaAD 04: Os 10 principais erros de comunica...

Segundo o dicionário, a palavra comunicação significa: "Ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta." A comunicação empresarial, é a for...

#RECADODOMESTRE 03: Core Business e Indicadores de...

O que diferencia os bons dos excelentes? Após uma “marcha fúnebre de análises financeiras” de duração de seis meses, analisando 15 anos de dados, o professor Jim Collins e sua equipe encontram uma lista de empresas cujo algum momento...

Contato

Endereço

Cid. Universitária Paulo VI. Tirirical 1000, CCSA - UEMA

Telefones

(98) 99182-9987

(98) 99185-0151

COMO CHEGAR