blogs

#RECADODOMESTRE 02: Uso da Tecnologia da Informaçã...

INTRODUÇÃO A tecnologia da informação (TI) tem exercido grande influência sobre a vida das pessoas, promovendo significativas mudanças em aspectos, como relações sociais, de trabalho e nos processos organizacionais. Na busca de melhor desempenho ou para aquisição de vantagens competitivas, as organizações necessitam ter grande capacidade de adequação às novas exigências do mercado. Entretanto, quando se pensa em tecnologia da informação, área em que as mudanças acontecem mais velozmente, faz-se necessária uma atenção ainda maior. Isso tendo em vista que ela passa de uma área de suporte ao negócio da empresa para uma área que estabelece a estruturação dos processos internos e operações. Uma...

#AtualizaAD 05: Como a tecnologia pode otimizar se...

Nos últimos anos a utilização da inteligência artificial tem se expandido para diversos tipos de aplicações. As empresas que souberem aproveitá-la de forma eficiente poderão se destacar entre as concorrentes e fazer diferença no mercado. Tecnologias disruptivas, como são chamadas as tecnologias que tem potencial de mudar nossas vidas, normalmente seguem um ciclo semelhante desde a fase conceitual até a fase de utilização plena. O ciclo é composto das seguintes fases: Aumento exponencial de vendas: Imagine ter um auxiliar de vendas que conhece profundamente cada potencial cliente. Tem conhec...

#RECADODOMESTRE 03: Core Business e Indicadores de...

O que diferencia os bons dos excelentes? Após uma “marcha fúnebre de análises financeiras” de duração de seis meses, analisando 15 anos de dados, o professor Jim Collins e sua equipe encontram uma lista de empresas cujo algum momento da história transformaram seus resultados de “bons” para “excelentes”. Durante toda a pesquisa cerca de 28 empresas foram estudadas a fundo. Organizações que ele chamou de “Empresas Feitas para Vencer” e “Empresas de Comparação Direta”. O objetivo era encontrar variáveis que, estatisticamente, diferenciavam os dois conjuntos amostrais. O resultado foi um modelo de três passos, que não tinha a pretensão de ser perfeito, mas apenas demonstrar as percepções que a...

#RECADODOMESTRE06: Os 06 elementos fundamentais do...

OS 6 ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DE UM ESTUDO DE MERCADO 1. Segmentação de mercado:  Guarde esse simples conceito: Posicionamento = Segmentação + Diferenciação. Antes de pensar no posicionamento ideal, precisamos segmentar o público que desejamos atingir. E nada melhor do que fazer um estudo de mercado para segmentar corretamente. Antes de entrar nos critérios de segmentação mais usados, vou mostrar como o mercado pode ser dividido em diversos ambientes, de acordo com cada um de seus aspectos: Ambiente econômico: Avalia basicamente o poder de compra do mercado, levando em consideração itens com...

#RECADODOMESTRE 05: Como fazer um Benchmarking val...

No MEJ, fazemos essa prática com muita frequência a ponto de ficar automático “marcar um bench”, mas às vezes esquecemos de alguns detalhes que podem tornar esse momento único e ainda mais proveitoso. Por isso, trouxemos algumas dicas para você poder usar dessa prática da melhor maneira possível! Os primeiros registros de benchmarking são de 240 a.C onde os romanos, mesmo com todo o seu poderio militar, analisando os barcos dos cartagineses, construíram novos barcos baseados em seu design e obtiveram muito mais sucesso nas batalhas durante as tempestades do mar mediterrâneo. Então, se o desempenho...

#AtualizaAD 01: Branding.

Branding... O que é? Branding pode ser entendido como um conjunto de ações estratégicas que visam construir a imagem da empresa, melhorando a percepção dos clientes em relação a identidade da mesma. Também é o nome que se dá ao processo de gestão da marca -  cultura e as experiências situadas na mente de cada consumidor. Porém, o branding não é apenas responsável por apresentar e representar a empresa no mercado, mas sim, analisar as conclusões obtidas através da percepção dos consumidores. Por que redesenhar nossa marca? A Empresa Júnior de Administração (EJAD) precisava mudar a sua marca perante o mercado, para que a mesma, conseguisse transmitir quem ela é e o que faz. O processo de Re...

#RECADODOMESTRE 01: Liderança e Narcisismo: Indiss...

 1 Introdução  O contexto da aprendizagem sobre o processo de liderar é vasto e disperso. Basta observar o quanto se tem produzido de conhecimento para notar uma diversidade, bem como uma complexidade sobre o estudo deste fenômeno. Os estudos sobre o assunto analisam basicamente como estruturar os processos de liderança organizacional, bem como a possibilidade de formar líderes. Poucos temas em gestão são tão amplamente estudados como a liderança. Partindo desta perspectiva, questiona-se: (i) Há um tratamento do narcisismo na discussão do processo de liderança nas organizações?...

#AtualizaAD 02: Ferramenta 5S.

Por que algumas empresas não conseguem implantar a ferramenta 5S? A ferramenta 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke), através do senso de utilização, organização, limpeza, saúde e disciplina, têm como objetivo reduzir desperdícios, aumentar a produtividade, melhorar as condições de trabalho, economizar o tempo, melhorar as relações humanas e etc. Todavia, apesar de ser uma ferramenta simples e que trás muitos benefícios, algumas empresas “pecam” na hora de implantá-la.   Alguns dos fatores que atrapalham sua implantação são: Falta de entendimento sobre a ferramenta; Liderança inadequada; Falta de inovação; Limitação na hora de implantá-la; Desinteresse dos funcionários....

#AtualizaAD 03: Sustentabilidade aplicada aos negó...

Segundo o documento das aulas em slides expostas no curso oferecido pela FGV Online, o professor cita o desenvolvimento sustentável, como atender as necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras. Hoje em dia, as empresas com responsabilidade social, devem atentar-se para o desempenho ambiental, social ao lado financeiro, pois o cenário ideal, seria o crescimento da qualidade de vida e não dos recursos naturais, fato que nos dias atuais , mostra o contrário, ou seja, estamos produzindo mais com mais, isso gera impactos ambientais totalmente negativos. O correto é produzir mais com menos, usando dois fatores: Inovação Tecnológica e Mudança de modelo de negócios de consumo. A sust...

#RECADODOMESTRE 04:

1 – INTRODUÇÃO O orçamento público é considerado a segunda lei mais importante de um país, depois da Constituição Federal. Responsável por estabelecer todas as normas superiores de regência de uma nação, a Lei Orçamentária Anual diz respeito ao montante de recursos que o Estado estima para o funcionamento das entidades públicas, que têm como grande objetivo atender e satisfazer a sociedade em suas demandas. A existência de diversos tipos de orçamentos está diretamente relacionada aos tipos de governo existentes, sejam estes governos com característic...

#AtualizaAD 04: Os 10 principais erros de comunica...

Segundo o dicionário, a palavra comunicação significa: "Ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta." A comunicação empresarial, é a forma como a empresa se comunica, tanto com o seu público interno, quanto com o público externo. Listamos aqui os 5 principais erros de comunicação nas empresas, quanto ao ambiente interno.  1 - Comunicação em um único sentido: A comunicação é como uma via de mão dupla, logo, é necessário que haja retorno de informação, para que não haja desmotiv...

Contato

Endereço

Cid. Universitária Paulo VI. Tirirical 1000, CCSA - UEMA

Telefones

(98) 99182-9987

(98) 99185-0151

COMO CHEGAR